Olá!
Bem-vind@s ao bosque
da Ritinha Laçarote
Deixar a imaginação voar é uma das melhores coisas da vida!
Ana Rita Cardigos
Olá!
Bem-vind@s ao bosque
da Ritinha Laçarote
Deixar a imaginação voar é uma das melhores coisas da vida!
Ana Rita Cardigos
A Maria Rita, carinhosamente tratada por Ritinha Laçarote, sofre de Síndrome de Dravet, uma doença genética rara, progressiva e incapacitante. Ritinha tem epilepsia não controlada por medicação e já chegou a sofrer 50 convulsões por dia. É acompanhada, desde o seu primeiro ano de vida, na especialidade de Neuro-pediatria. É totalmente dependente dos pais, dado o seu grave atraso motor e psico-comunicacional. Esta é uma doença complexa sem tratamento curativo, de origem genética causando uma perturbação irreversível e permanente do seu desenvolvimento global.
Esta doença confere um atraso significativo relativamente ao esperado para a sua idade e compromete gravemente a Maria Rita no que respeita ao seu desenvolvimento e qualidade de vida em todas as áreas, nomeadamente:
Perante esta realidade, tenho aprendido bastante! Sim, sem andar ela ensina-me a caminhar, sem ver ela ensina-me a olhar a vida de outra forma e sem falar dá-me muitas lições.
A autoconfiança em si mesmo é algo que precisamos cultivar a todo instante. Este sentimento é um combustível importante para seguir em frente com sabedoria e força!
Ser pais de uma criança com necessidades especificas não é fácil! Temos que ir buscar forças onde não temos… TEMOS DE ACREDITAR!
Perante este cenário clínico, eu, mãe da Maria Rita, decidi escrever um livro: “E tu? Acreditas?“.
Este livro convida todas as crianças e também os adultos a olharem para dentro de si em busca do que as faz sorrir e que as leva a tomar consciência de que somos todos diferentes (e iguais em algumas coisas), todos nós temos valores, sentimentos… mas o mais importante é acreditar neles para que sejamos felizes e façamos igualmente os outros felizes.
Também é uma excelente forma de ensinar valores às crianças, de forma bem lúdica e divertida.
Espero poder impactar cada vez mais crianças e esse é um dos propósitos deste bosque encantado online.
O lançamento do livro decorreu no auditório do CNEMA (Centro Nacional de Exposições em Santarém), no dia 27 de Novembro de 2022.
Convido-te a entrar nesta aventura com a Ritinha Laçarote. São 70 páginas mágicas, ilustrações deliciosas e uma lição de vida fantástica!
Pensa bem se não o queres na tua estante.
Ahhh … e no final ainda tens um QR CODE para descarregares a música especial: Vais Acordar.
É um excelente presente ou não?
Todo o valor deste livro reverte a favor da Ritinha, na medida em que ela necessita de equipamentos de apoio e de tratamentos no âmbito da reabilitação. Passando a nomeá-los: Fisioterapia (4 vezes por semana), Hipoterapia (1 vez por semana), Hidroterapia (1 vez por semana), Terapia Ocupacional (2 vezes por semana), Terapia da Fala (2 vezes por semana), Musicoterapia (1 vez por semana) , Ortotica (1 vez por semana), Psicomotricidade (2 vezes por semana) e Ozonoterapia (2 vezes por semana).
Todas as ajudas possíveis constituem uma grande mais valia para nós, família mas, principalmente e sem qualquer tipo de dúvida, para a nossa Maria Rita.
Caso tenhas alguma dúvida, comentário ou sugestão, preenche o seguinte formulário.
Grata pela tua mensagem.
Responderei o mais breve possível.
Ana Rita Cardigos